Escolas Inovadoras. Como e por quê as escolas devem inovar?

A nova geração de crianças e adolescentes já nasceu em um mundo tecnológico e, muitas vezes, o modelo tradicional de ensino não consegue prender sua atenção. Nesse novo cenário surgiram as escolas inovadoras, com novas propostas para incentivar o aprendizado e o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Para entender como esse novo aluno aprende e descobrir como os professores podem melhorar o ensino, as escolas inovadoras propõem um olhar diferente para o processo de aprendizagem.

O que são escolas inovadoras?

As escolas inovadoras são instituições de ensino que vão além do aprendizado tradicional e desenvolvem aspectos comportamentais, sociais, emocionais, criativos e colaborativos dos alunos. Geralmente está associado a instituições que se propõe a adotar novas metodologias e abordagens de ensino.

A escola inovadora deve buscar soluções para os problemas enfrentados pela educação hoje em dia: por que os alunos não aprendem? Por que as pessoas não estão engajadas com o aprendizado? O que o professor espera dos alunos?

O professor atua como um facilitador do processo utilizando metodologias centradas no aprendizado a partir da prática. Dessa forma, os alunos desenvolvem:

  • Pensamento crítico frente a problemas simples e complexos;
  • Criatividade para solucionar problemas; 
  • Trabalhar em equipes, com colaboração e comunicação;
  • Capacidade de empreender;
  • Utilização de ferramentas diversas, inclusive tecnologia.

Além desses pontos, existem outras características que fazem parte de uma escola moderna e inovadora, como o protagonismo do aluno, o uso de metodologias inovadoras e a personalização do ensino.

O aluno no centro do processo de aprendizagem

Um dos principais elementos que fazem parte das escolas inovadoras é a inversão de papéis do professor e do aluno dentro da sala de aula.

Nos modelos de ensino tradicionais, o aluno é um agente passivo, enquanto cabe ao professor ensinar o conteúdo, que tem uma limitação por si só, o conhecimento do próprio professor. Nesse modelo, o estudante não tem controle sobre o que quer aprender, e acaba se sentindo desestimulado para estudar.

Nas escolas inovadoras, o aluno assume um papel de protagonismo em relação ao próprio conhecimento. Por outro lado, o professor ganha a função de orientador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Entende-se que o aluno tem vivências, habilidades e competências próprias e cabe à escola estimular que as crianças e os jovens busquem o aprendizado a partir de suas próprias ações.

Tecnologia a serviço da educação

No mundo atual, a tecnologia oferece inúmeras possibilidades de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. As escolas inovadoras utilizam esses recursos para facilitar o aprendizado e incentivar a autonomia dos alunos

Uma escola inovadora não é definida apenas pelo uso de tecnologias em sala de aula. A tecnologia tem que estar a serviço da educação, e não ser a finalidade do aprendizado. 

Os recursos digitais devem estar relacionados com as intencionalidades pedagógicas da escola, e trazer novas funcionalidades que permitam otimizar o aprendizado, melhorar o trabalho dos professores e da gestão escolar e trazer dados sobre o desempenho.

Metodologias de ensino inovadoras

A partir da compreensão de que as escolas inovadoras demandam uma nova relação de papéis dentro de sala de aula, é necessário também pensar sobre como o ensino será administrado e quais serão as práticas educativas dessa escola.

As metodologias ativas de aprendizagem são uma alternativa para reforçar o protagonismo do estudante através de abordagens que buscam engajar o aluno em atividades de resolução de problemas e trabalhos em grupo.

O uso das metodologias ativas oferece vários benefícios para os alunos:

  • Mais autoconfiança;
  • Melhora o engajamento;
  • Estimula à autonomia;
  • Aumenta a absorção de conhecimento;
  • Desenvolve o pensamento crítico;
  • Trabalha a resolução de problemas.

Ensino personalizado

Uma das características que fazem parte das escolas inovadoras é a consciência de que cada estudante chega na escola com uma bagagem de vida própria, habilidades e competências individuais e tem ritmo de aprendizado diferente.

A partir desses conceitos, a escola pode criar formas de personalizar a aprendizagem de acordo com o ritmo de cada um. O objetivo é que o estudante não seja comparado com os colegas, mas consigo mesmo.

Nesse sentido, as escolas têm buscado desenvolver formas de personalizar o ensino, promovendo um caminho de aprendizado e estratégias pedagógicas que levem em consideração essas diferenças individuais dos alunos. 

Uma ação pedagógica utilizada por escolas inovadoras para personalizar o ensino é a tutoria individual. Com um professor para cada aluno, as dificuldades podem ser solucionadas no ritmo e da melhor forma para cada aluno.

Atualmente no Brasil a GoStudent oferece tutoria em parceria com escolas em mais de 23 países do mundo e também oferece planos de estudos diretamente para famílias que quiserem contar com reforço escolar ou idiomas. Para saber mais, confira: GoStudent Brasil, com desconto exclusivo.

Exemplos de escolas inovadoras ao redor do mundo

Para entender melhor como trazer inovação para as escolas, nada melhor do que conhecer exemplos de escolas inovadoras ao redor do mundo que buscam transformar as suas relações dentro de sala de aula.

Selecionamos quatro modelos de escolas inovadoras no Brasil e no mundo para inspirar na hora de adotar novas abordagens educacionais na sua escola. Confira!

Ritaharju School (Finlândia)

A Ritaharju School, escola que surgiu na Finlândia em 2010, é um exemplo de educação integrada à comunidade. Além do ensino formal oferecido, a instituição também investe no ensino informal dos alunos e permite o envolvimento direto da comunidade ao redor da escola na formação das crianças e adolescentes.

Além disso, o ambiente físico da instituição também não fica de fora do conceito inovador. As paredes são móveis, podendo se adaptar a diversas atividades distintas. Os espaços também são amplos e coloridos, potencializando a criatividade e aprendizagem dos alunos, sem falar no papel de protagonista que o aluno ocupa na instituição, desenvolvendo confiança e autonomia na hora de definir o próprio currículo.

The Bath Studio School (Inglaterra)

Bath Studio School é uma escola totalmente gratuita e que tem como objetivo fornecer uma educação de qualidade alinhada à formação profissional e empreendedora dos alunos. Ela é destinada à estudantes de ensino médio e conduz o ensino por meio de projetos que simulam o que o jovem encontrará no mercado de trabalho.

Isso porque faz parte da visão da escola a diminuição do gap entre educação e mercado de trabalho, ou seja, a distância entre o ambiente educacional e o mercado com o qual o aluno se deparará ao deixar o colégio.

Tudo isso é feito por meio de ensino de qualidade e investimento na autoestima e resiliência dos alunos. Além disso, a escola oferece seis cursos de formação, incluindo mídias digitais, artes e design e negócio e marketing.

Steve Jobs School (Holanda)

Não é à toa que essa escola na Holanda leva o nome de um dos principais personagens da tecnologia. A Steve Jobs School é uma escola inovadora que aproveita o melhor da cultura digital para reinventar a forma de pensar o espaço e o tempo em sala de aula.

Inaugurada em 2013, O foco dessa instituição é a tecnologia, sendo que todos os estudantes que frequentam a escola recebem um tablet ao se matricular.

A ideia aqui é substituir quadro de giz, lousa e aulas expositivas por um modelo totalmente interativo, no qual os alunos conseguem se relacionar com os conteúdos por meio da tecnologia. Além disso, quem define o que vai estudar e aprender é o próprio aluno, que pode dar prioridade para os assuntos que despertem sua curiosidade e seu interesse.

Isso faz com que os conteúdos da sala de aula estejam de acordo com o dia a dia dos alunos, que, desde novos, já têm contato com a tecnologia. Além disso, a escola possibilita o desenvolvimento de habilidades alinhadas às necessidades da sociedade atual, como a capacidade de resolver problemas, a criatividade e a inovação.

Núcleo Avançado em Educação – NAVE (Brasil)

Uma das escolas inovadoras que você deve conhecer para se inspirar é o Núcleo Avançado em Educação (NAVE), com duas unidades, uma no Recife e outra no Rio de Janeiro, a escola faz parte do programa de ensino médio integrado e profissionalizante desenvolvido em parceria com escolas estaduais.

Os principais focos da NAVE são a educação profissional e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Para isso, ela une o ensino médio tradicional ao ensino profissionalizante na área de mídias digitais, oferecendo formação em Multimídia, Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais aos alunos.

Dessa forma, ela une a educação tradicional às ferramentas tecnológicas tão presentes na vida diária dos alunos. Além disso, os estudantes saem com uma formação técnica alinhada às demandas e necessidades da Era Digital na qual a sociedade está inserida.Os alunos têm aula no período integral e, além do curso técnico, têm oportunidade de atuar como pesquisadores dentro da NAVE, o que estimula a criatividade e a capacidade de solução de problemas dos estudantes. E a prova de que essa metodologia funciona é o fato de que o Núcleo Avançado em Educação ficou em primeiro lugar no ranking de escolas públicas do ENEM, tanto em Recife quanto no Rio de Janeiro

Como transformar a sua escola em uma escola inovadora?

Não existe uma fórmula secreta para criar uma escola inovadora, é necessário muito planejamento estratégico e planos de ação que envolvam toda a comunidade escolar. 

O primeiro passo é identificar quais são os problemas que a escola tem para atingir os seus objetivos pedagógicos, e, a partir daí, pensar em soluções que levem em conta as características próprias da nova geração de alunos.

Muitas vezes o caminho para a inovação pode partir da escuta dos alunos e das famílias, para entender quais são as necessidades e como a escola pode atuar para atender essas demandas.

Para isso, fazer pesquisas de satisfação com pais e alunos é uma boa opção para entender o que a comunidade escolar quer da escola, seus desejos e vontades.

A nSchool Consultoria pode apoiar o desenvolvimento do plano estratégico, buscar as principais variáveis e iniciativas para garantir o crescimento da escola de forma sustentável. Tudo de uma maneira simples e com uma linguagem sem complicação para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?